Chalana: O pequeno genial

Nome: Fernando Albino Sousa Chalana
Naturalidade: Barreiro
Data Nascimento: 10 de Fevereiro de 1959
Altura: 1,65m

Para os Benfiquistas o pequeno Chalana será sempre Grande e jamais esquecerão o seu pé esquerdo, bem como adeptos de outros clubes.

Ainda gaiato, Chalana jogava, jogava muito, quase sempre com os mais velhos. Baixo, franzino, fazia futebol inocente, mas nele havia uma maturidade esquisita. É que já inteligia o jogo, deixando os outros, mais forte, mais altos e de mais idade, embasbacados q.b..

O tirocínio fê-lo no Jogos Juvenis do Barreiro. Enquanto suspirava pela CUF, divertiu-se no futebol de salão, alinhando pela equipa de Serpa Pinto. Arrebatou o troféu de melhor marcador, a Taça Joanina. Logo surgiu a cobiça dos Unidos e do Sporting do Lavradiense, conquanto o seu segundo amor haveria de falar mais alto. No corta-mato, já pela CUF, venceu a competição de Lisboa para iniciados e, em Coimbra, averbou a quinta posição no Campeonato Nacional.

Correr sim, mas com bola, desse modo cortou a paixão pelo atletismo, bem cerce, não sem antes ter corrido quilómetros e mais quilómetros, num exercício que a vida justeza fez. Bateu à porta do departamento de futebol juvenil da CUF, com 14 anos. Como inepto o trataram. Foi rejeitado. Imperava a lei da cunha. Afinal, o que lhe sobrava em talento, aos pais, operários da actual Quimigal, faltava em influência.

Com idade de juvenil actuava já nos juniores. A pinta não dava lugar a equívocos. Logo, Juca o chamou para o seio dos mais velhos. Um puto entre homens feitos, seis jogos, apenas seis, era jogador do Benfica. Para trás ficava, entre outros, o convite do Sporting. Pouco leonino, já que oitocentas notas de mil não comoveram os responsáveis de Alvalade. Teimoso, um tal Sr. Edgar, na Luz, desfazia-se em louvores ao miúdo Fernando Albino. Tal como São Tomé, o treinador Pavic sentou-se, um belo dia, na bancada do campo do Oriental. Chalana não desmereceu. O jugoslavo ficou de olhos arregalados.

O futebol cristalino de Chalana cedo o levou também à Selecção. Ainda não tinha atingido a maioridade, que não a futebolística, já o então seleccionador, José Maria Pedroto, com ele contava para as empresas do combinado nacional. Perante a Dinamarca, com vitória difícil, por 1-0, Chalana rubricou trabalho preeminente. “Chalana é um jogador “super-sénior”, que tem a visão ou a presciência de um futebol de cem metros, quer dizer, de um futebol do campo todo, que só se faz se cada um e todos os jogadores de uma equipa têm nos olhos os quatro vértices de terreno onde o jogo se pratica e são capazes de meter a bola em todos os pontos desse rectângulo”, escreveu, por essa altura, mais coisa menos coisa, o jornalista Vítor Santos.




Breve Historial:
- O seu primeiro clube foi o Barreirense, onde permaneceu apenas a época 1973-74.
_ Benfica (1975-1984)
- Bordeaux (1984-87, após ter sido um dos melhores jogadores do Euro-84 em França).
- Benfica Regresso em 1987-88 com 28 anos para mais três épocas (1987-1990).
- Belenenses em 90-91.
- Estrela da Amadora em final de carreira (91-92) com 33 anos de idade.

Outros Dados:
Número de jogos na selecção: 29
Número de golos na selecção: 2
Primeira participação na selecção: 1976-11-17
Última participação na selecção: 1988-11-12
Títulos: 6 Campeão Nacional, 2 Taças Portugal e 2 Supertaças
Jogos: 310
Golos: 47
Foi eleito o melhor jogador português em 1976 e 1984.

Carreira como treinador:
Na época 2002/2003,entrou na equipa técnica do Benfica como treinador adjunto do agora técnico do Futebol clube do Porto Jesualdo Ferreira,os maus resultados ditaram o despedimento de Jesualdo em Novembro de 2002.Como forma de transição,até encontrar um novo técnico,Chalana assumiu por 1 jogo (Benfica 3 -Sporting clube de Braga 0 ) , o cargo de Técnico principal do Sport Lisboa e Benfica,para além do fantástico resultado obtido na partida que dirigiu, também teve como mérito,de apostar no jogador Miguel (hoje atleta do Valência) como lateral direito,uma função (que ainda hoje desempenha),após essa partida o espanhhol José António Camacho,foi apresentado como novo técnico principal,Chalana voltou ao cargo de adjunto Na época de 2006/2007 entrou na equipa técnica do Benfica como treinador adjunto de Fernando Santos. Na epoca de 2008 regressa ao cargo de Treinador Principal logo depois de José Antonio Camacho demitir-se do clube de Lisboa, na sua primeira meia epoca acabou o campeonato em 4 lugar.
2003/04 - Paços Ferreira
2005/2005 - Oriental
Em Maio de 2008 foi apresentado como treinador adjunto do Benfica, sendo o técnico principal Quique Flores.
Em 2009 e depois da saída do Espanhol, junta-se a Diamantino Miranda no comando da equipa de juniores do S.L.Benfica.

Fontes: Memorial Benfica, 100 Glórias - YouTube.com - Wikipédia
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :