Entrevista: Diogo Filipe (V.Gama) - Melhor jovem jogador dos Distritais de Setúbal


Diogo Filipe foi eleito pelo nosso blog, com 20% dos votos, o melhor jogador sénior de 1º ano (nascido em 1992), nos campeonatos distritais da 1ª e 2ª divisão da A.F.Setúbal, época 2011/2012. Fique aqui a saber quem este jovem promissor.


QUEM É:

Iniciou a sua carreira futebolística aos 6 anos, no Vasco da Gama Atlético Clube (Sines). No escalão de infantis, jogou duas épocas no Sporting Clube de Portugal, onde chegou a representar Portugal a nível internacional, em Paris, num campeonato do mundo (Danone Nations Cup). Em iniciados, voltou para o Vasco da Gama, onde se encontra até agora.

Nome: Diogo Rafael Mesquita Filipe
Data Nascimento: 17 de Fevereiro de 1992
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,72
Peso: 74 kg
Profissão: Estudante (a finalizar matemática do 12º ano)
Posição: Médio direito
Historial: Vasco Gama e Sporting


ENTREVISTA:

Onde e quando começaste a jogar? Como foram os teus últimos anos nos escalões jovens do Vasco da Gama?
Comecei a jogar no Vasco da Gama, aos 6 anos de idade. A minha passagem pelos escalões jovens foi positiva pois nos iniciados lutámos pela subida ao nacional tendo ficado em terceiro lugar.
Nos juvenis atingimos a metade da tabela. O meu último ano como júnior, a nível coletivo não correu nada bem, uma vez que infelizmente o Vasco da Gama desceu para a segunda distrital. No entanto, houve aspetos positivos, pois estreei-me pelos seniores contra o Almada, tendo mesmo feito um golo. Nessa época, joguei ainda mais dois jogos pelos seniores.


Como te adaptaste aos seniores, neste primeiro ano e logo numa equipa candidata ao 1º lugar?
Na verdade, esperava uma adaptação mais complicada, mas felizmente o Vasco da Gama tem um grupo espetacular que me ajudou e facilitou em muito o começo neste escalão sénior. Para uma primeira época, com realidades bem diferentes daquelas que existem nos escalões jovens, penso que me adaptei bem, uma vez que consegui jogar regularmente numa equipa que desde cedo se mostrou um sério candidato à subida.

E em números, como foi?
Esta época, sendo a minha primeira, a meu ver correu muito bem. Consegui a titularidade em 22 jogos, e nos 5 que comecei como suplente, acabei sempre por entrar, e marquei 4 golos, o que acho positivo.

Qual a posição que tens jogado e qual que gostas mais de jogar?
Felizmente tenho jogado na posição em que me sinto mais à vontade, que é a médio direito. Mas se a equipa precisar, jogar a médio centro ou médio esquerdo, pois são posições que não me são estranhas. 


Passagem pelos infantis do Sporting C.Portugal
Passagem pelos infantis do Sporting C.Portugal

Quais os teus pontos fortes no campo? e fora dele?
Dentro de campo, os meus pontos fortes, são a rapidez, um drible rápido de um para um e facilidade em criar jogadas e assistir os meus colegas para finalizarem. Coloco em campo muita garra e força, e normalmente não dou nenhum lance por perdido. Tanto nos jogos, como nos treinos, demonstro muito empenho e vontade de evoluir o meu jogo de maneira a melhorar aquilo em que tenho mais défice. Fora do campo, sou uma pessoa muito divertida e um grande sentido de humor, o e que alegra muito o grupo. Aceito as críticas tanto do treinador como dos colegas, porque estamos sempre a aprender, e só assim é possível chegar a patamares superiores.
O que achas da existência de tantos estrangeiros para o futebol português?
A existência de estrangeiros no futebol português, obviamente que tem os seus aspetos positivos e negativos. Eu posso falar com experiência própria, uma vez que no Vasco da Gama, existe um protocolo com o Vasco da Gama do Brasil, de onde vêm jogadores brasileiros, para a nossa equipa. Nesta época num plantel de 19 jogadores, tínhamos 8 vindos do Brasil. Quando falo nos aspetos positivos, falo no facto do nosso futebol, ser enriquecido, com a técnica que toda a gente sabe que os brasileiros possuem, e isso é uma mais-valia, porque conseguindo juntar a nossa rapidez, com a técnica deles, só se pode ganhar com isso. No entanto, há aspetos negativos, que é o facto de nós, portugueses, perdermos o lugar para um estrangeiro. Mas vendo bem, é essa a realidade do futebol de hoje em dia. Não só em Portugal, mas também nos outros países europeus, cada vez mais se nota a presença de jogadores estrangeiros nos seus campeonatos. 


Representando Portugal na Danone Cup
Representando Portugal na Danone Nations Cup



E o futuro?
Quanto ao meu futuro ainda tenho algumas situações por definir. O que eu sei, é que vou continuar a trabalhar cada vez mais, de maneira a conseguir melhores condições para mim no mundo do futebol, nunca esquecendo os estudos, claro. Porque o futebol não dura para sempre, e infelizmente, hoje em dia é cada vez mais difícil vincar neste mundo, e embora seja o que eu mais gosto de fazer, há que tomar providências, e para isso é necessário estudar, para ter sempre uma alternativa, para o caso de o futebol não resultar.


Tens empresário? O que achas disso?
Não, neste momento não tenho empresário. Com tudo aquilo que eu conheço, e vivo no futebol, os empresários são uma grande ajuda. Funcionam como um elo de ligação, entre os clubes e jogadores, e fazem com que os clubes com boas condições contratem jogadores que jogam em campeonatos sem tanta prospeção, mas que possuem muita qualidade. Infelizmente existem jogadores com boas capacidades, que por não terem empresários, não conseguem chegar tão longe como mereciam.

Tinhas conhecimento desta votação no nosso blog? o que achas da iniciativa?
Não tinha conhecimento desta votação, até um amigo me alertar sobre ela. Acho que é muita positiva, e é uma maneira de felicitar e dar a conhecer, não só o jogador mais votado, mas os outros também. É de facto uma muito boa iniciativa e espero que continuem a fazê-la nos próximos anos. 

Para terminar, queria agradecer a todas as pessoas que votaram em mim, e ao vosso blog a hipótese de dar a conhecer o meu trajeto no futebol até hoje, as minhas expectativas e ambições para o futuro. 




Imagens do primeiro golo obtido na equipa sénior do V.Gama, ainda com idade júnior
Ver diretamente no YouTube
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :