Apresentação do II Sesimbra Summer Cup

1200 atletas em representação de 54 equipas nacionais vão animar o concelho de Sesimbra ao longo de 124 jogos na segunda edição do Sesimbra Summer Cup, que vai realizar-se entre os dias 21 e 24 deste mês.
O evento, no que ao futebol sobre a relva diz respeito, centra atenções em quatro escalões competitivos (sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15).
O futebol de praia estreia-se com 31 equipas, nos patamares etários de sub-11, sub-13 e sub-15.

A cerimónia de apresentação do torneio, realizada este sábado, à tarde, em Sesimbra, no Auditório Municipal Conde Ferreira, na presença de uma centena de pessoas, foi o pontapé de saída para um evento de quatro dias de promoção ao futebol juvenil que assume já, ao segundo ano de dinamização, uma marca de referência regional e nacional em acções do género.

Francisco Jesus, presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Sesimbra, que lançou as bases para a concretização do Summer Cup, em conjunto com os responsáveis dos emblemas do Grupo Desportivo de Sesimbra, Grupo Desportivo de Alfarim e ACRUT Zambujalense, lembrou que «a adesão à edição 2012 do evento superou todas as expectativas da Comissão Organizativa», acabando por não poder incluir algumas equipas.

O responsável sublinhou a importância da estreia no evento do futebol de praia, com a realização do seu I Circuito, onde a Associação de Futebol de Setúbal «assumirá um papel fundamental na sua organização e promoção». «Esta prova marcará a inauguração de um estádio polidesportivo na praia de Sesimbra, que resulta do investimento autárquico, e que, com certeza, será uma mais-valia para a promoção da modalidade na região».

Depois de destacar a importância para a promoção do desporto jovem e do turismo local que o Summer Cup vai assumir, Francisco Jesus vincou «o reconhecimento do evento por parte da Federação Portuguesa de Futebol», e adiantou que o torneio caminha para a obtenção de uma certificação da UEFA. «Estamos a trabalhar nesse sentido, e a AFS será uma das entidades oficiais do protocolo que, estamos crentes, será oficializado a breve prazo».

Sousa Marques
enaltece evento

Sousa Marques, presidente da direcção da AFS, e elemento da Comissão de Honra do torneio, assumiu igualmente nesta ocasião a representatividade da FPF na cerimónia de apresentação do evento, não deixou de sublinhar a importância da jornada desportiva. «Os números registados para a edição deste ano são muito relevantes para um torneio de quatro dias. Espelham a dinâmica de um evento ainda jovem, mas que já ganhou um espaço fundamental na promoção do futebol juvenil».

O dirigente associativo lembrou a envolvência da Secretaria de Estado do Desporto e da FPF e de outras destacadas entidades no apoio institucional do torneio como «um reconhecimento assinalável». «Este é um evento de referência para a nossa região que está a crescer rapidamente e de forma sustentada em nome do distrito e da sua promoção numa simbiose para o desporto e turismo».

No que respeita ao futebol de praia, Sousa Marques reconheceu que o modelo implementado no Summer Cup «é o mais correcto». «Começar pelas bases, através dos escalões jovens é o caminho que deve ser seguido em prol de um renovado futuro da modalidade».

«A Câmara de Sesimbra teve visão no investimento desportivo que está a fazer e o resultado só pode ser positivo», elogiou o líder da Associação, que felicitou a organização por levar a cabo mais esta tarefa e desejou que os quatros dias de acção sejam animados sempre com a presença de Fair Play, «sentimento que deve ser ensinado e incentivado».

Secretaria de Estado
destaca inovação

Nuno Texier, adjunto do Secretário de estado do Desporto e Juventude, marcou presença na cerimónia e não hesitou em considerar que o torneio de futebol juvenil sesimbrense «soube inovar».

O representante do Governante, elogiou «a capacidade da organização em reunir uma série de apoios privados para levar a cabo um evento de grande importância para a promoção do desporto juvenil».

«Espero que este torneio, que acarinhamos, promova esperanças do nosso desporto e que leve o nome deste concelho mais longe», desejou.

Edil sesimbrense
mostrou satisfação

Augusto Pólvora, presidente da Câmara de Sesimbra, rematou o leque de intervenções com um discurso de grande satisfação pela realização do segundo Summer Cup. «Cresceu de um ano para o outro de forma muito significativa e isso é prova do bom trabalho que a organização fez e da qualidade que o evento assume».

Para o edil sesimbrense, «este torneio mostra que em parceria é possível montar uma grande jornada de promoção desportiva com esta dimensão logística».
Augusto pólvora realçou igualmente o papel fundamental da AFS no apoio institucional que deu ao evento, considerando-o como «determinante para o sucesso da promoção desportiva», realçando o futebol de praia como modalidade que encontrará, a partir de agora, em Sesimbra, um local sempre disponível para ajudar à sua evolução.

Na cerimónia de apresentação do II Sesimbra Summer Cup estiveram ainda José Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética Desportiva, Clara Pereira, representante da entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Ana Cruz, presidente da junta de Freguesia de Santiago, Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, e os três presidentes de direcção dos clubes organizadores do torneio, Sebastião Patrício (GD Sesimbra), José Dias (GD Alfarim) e Humberto Leandro (ACRUT Zambujalense).

Todos felicitaram o evento e desejaram sucesso para os quatro dias de acção em nome da promoção do desporto jovem.

Refira-se que a arbitragem do torneio vai contar com árbitros dos quadros do Conselho de Arbitragem da AFS e da AF Lisboa. Destaque para a presença do ex-ábritro internacional Lucílio Baptista, Luís Reforço e Mário Dionísio, Paulo Paraty, e Pedro Henriques.

O sorteio e respectivo calendário dos jogos do torneio pode ser consultado na Internet em www. sesimbracup.jf-castelo.pt/

Fonte: A.F.Setúbal
Share on Google Plus

Autor: av.sports

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :