AF SETÚBAL OFICIALIZOU PROTOCOLO DO PINAT COM A FEDERAÇÃO

O auditório da sede da Associação de Futebol de Setúbal acolheu este sábado, à tarde, a cerimónia de assinatura do protocolo no âmbito do Programa Integrado Nacional de Aperfeiçoamento Técnico (PINAT) celebrado entre a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Setúbal, na presença de duas dezenas de figuras ligadas ao futebol associativo e à arbitragem distrital e nacional. 

Dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Setúbal rubricaram este sábado, em Setúbal, o protocolo PINAT que permite aos árbitros de futsal da região mais e melhores condições de trabalho no desenvolvimento da actividade, através do Centro de Treino de Futsal de Setúbal.

No evento que contou com as presenças de Joaquim Sousa Marques, presidente da Direcção da Associação de Futebol de Setúbal, Carlos Coutada, vice-presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, e Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal, vincaram a importância da concretização do Centro de Treino para os árbitros de futsal e o que isso representa em nome do futuro da arbitragem.

Declarações dos dirigentes:

Joaquim Sousa Marques, presidente da AF Setúbal

«A AF Setúbal já tinha um centro de treinos de futebol em funcionamento e era importante a existência de um centro de treinos para a arbitragem do futsal, que tem a necessidade de ser acompanhada e de ser aperfeiçoada em termos técnicos. Nesse sentido, e uma vez que a federação abriu essa possibilidade, a AF Setúbal apresentou uma candidatura e tivemos a felicidade de sermos contemplados».

«Confiamos que este centro proporcionará uma melhoria significativa das condições dos árbitros de futsal e dessa forma, podendo eles serem melhores árbitros, também as nossas competições também serão melhores».

«É importante referir que se tivéssemos a oportunidade de receber um segundo centro de treinos para o futebol também o poderíamos receber e assim dar mais um passo para a melhoria da arbitragem no nosso distrito».

«Não devemos esquecer que temos pergaminhos muito importantes no sector da arbitragem a nível nacional. É certo que temos vindo a perder árbitros nessa mesma importância, mas não vamos baixar os braços. Queremos continuar a trabalhar, porque sabemos que continuando a trabalhar em prol da arbitragem estamos a contribuir para que tenhamos melhores competições e que funcionem melhor para os clubes e para a associação».

«Sabemos que com o crescimento da arbitragem estamos a fazer crescer o futebol e o futsal do nosso distrito».

Carlos Coutada, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol

«É com imensa felicidade que me cabe testemunhar este acto, em nome da federação, que é extremamente significativo para a arbitragem de uma região que sempre nos habituou a ver bons árbitros oriundos deste distrito».

«Estou convicto que estes centros de treino vêm garantir o aumento do número de árbitros mas também os índices de qualidade da nossa arbitragem»
«Parabéns à AF Setúbal por não se afastar dos desígnios da arbitragem».

Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol

«É com grande satisfação que estamos em Setúbal a formalizar este protocolo de grande importância para a arbitragem. Este é o terceiro protocolo que é estabelecido com as associações distritais no âmbito do Programa Integrado Nacional de Aperfeiçoamento Técnico».

«Este programa é integrado porque integra as vertentes física, técnica e psicológica nos centros de treino, é nacional porque abrange as 22 associações distritais e é de aperfeiçoamento técnico dos árbitros».

«De facto, havia até ao momento oito centros de treino que eram patrocinados pela Liga, mas havia uma grande vontade e necessidade por todo o país de as associações distritais terem ao dispor dos seus árbitros um local onde pudessem exponenciar a sua condição física e técnica».

«Este PINAT permite já esta época termos em pleno funcionamento 29 centros de treino, dos quais 24 de futebol e cinco de futsal».

«Estes centros de treinos, para além das capacitações técnicas e físicas vêm preencher uma outra necessidade que era também um problema, nomeadamente o abandono precoce dos árbitros. Muitos dos jovens árbitros abandonavam muito rapidamente a sua carreira porque não tinham acompanhamento, locais onde treinar, colegas com quem socializar».

«Este PINAT permite que o jovem árbitro assim que é integrado num centro de treino, além do acolhimento dos núcleos, e a AF Setúbal é uma das associações, felizmente, com maior número de núcleos e actividade, o que nos merece a nossa felicitação, tenha um processo evolutivo mais eficaz e durante mais tempo».

«Entretanto, vamos criar, a breve prazo, o Plano Nacional de Recrutamento e Retenção. A divulgação será feita nas associações distritais, clubes, escolas e estabelecimentos de ensino superior. Neste momento temos 3000 árbitros de futebol e 725 de futsal a nível nacional e o objectivo é passar, num espaço de três/quatro anos para os 5000».

«Estes projectos deverão ser um contributo fundamental para a evolução continuada no sector da arbitragem».

«Não queremos que os conselhos de arbitragem distritais se sintam sozinhos. Estamos juntos neste caminho».

Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal

«Este protocolo vem validar a dinâmica do Centro de Treino de Futsal de Setúbal que está a decorrer desde o início de Setembro nos pavilhões desportivos da Escola Secundária Alfredo Reis da Silveira e da Escola Secundária Romeu Correia, respectivamente na Torre da Marinha e no Feijó».

«Os nossos árbitros de futsal têm a oportunidade de realizar treinos técnicos às segundas-feiras e às quartas-feiras os treinos físicos».

«Neste momento temos 40 árbitros de futsal, sendo que 25 frequentam esses treinos, o que para nós é muito bom».

«Esta iniciativa visa a evolução dos árbitros e há que aproveitar este protocolo».

«Os árbitros de futsal estão satisfeitos com as condições que lhes são colocadas ao dispor».

Foto e texto: Notícias da AFS
Share on Google Plus

Autor: F. Santos - Memórias

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :