Históricos Fabril e Barreirense disputam Taça Cidade do Barreiro em jogo solidário

 
Futebol: 6 de fevereiro, pelas 15h00, no Estádio Alfredo da Silva
 
Históricos Fabril e Barreirense
disputam Taça Cidade do Barreiro em jogo solidário
 
Os históricos do futebol português GD Fabril (ex-CUF) e FC Barreirense vão disputar a 3ª edição da Taça Cidade do Barreiro, sábado, 6 de fevereiro, pelas 15h00, no Estádio Alfredo da Silva – jogo cuja receita, tal como nos anos anteriores, terá um fim solidário. Bruno Paixão será o árbitro da partida. Os ingressos, no valor de “duas bolas”, encontram-se disponíveis no Posto de Turismo do Barreiro, Auditório Municipal Augusto Cabrita e, no dia do encontro, na Bilheteira do GD Fabril.
 
Na tarde de ontem, segunda-feira, dia 1, realizou-se, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, o Evento de Lançamento/Conferência de Imprensa de apresentação do troféu, que contou com a presença de Fernando Oliveira, atual Presidente do Vitória de Setúbal e antiga glória da CUF, José Augusto, bicampeão europeu e antiga glória do FC Barreirense, António Fernandes e José Paulo Rodrigues, presidentes do GD Fabril e FC Barreirense, Sousa Marques, Presidente da Associação de Futebol de Setúbal (AFS), Bruno Paixão, em representação do Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Regina Janeiro, Vereadora do Desporto e Elisabete Ferreira, Presidente da CERCIMB – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Moita e Barreiro, instituição para a qual reverterá a receita do jogo.
 
Esta partida realiza-se “num Concelho em que o futebol esteve sempre muito presente”, sublinhou a Vereadora do Desporto, na Abertura da Sessão. Regina Janeiro recordou a expressão utilizada para caracterizar o Barreiro quanto à formação na modalidade – “fábrica de futebolistas” – e lembrou os muitos nomes que saíram de clubes do Concelho e se destacaram no exterior, sendo José Augusto e Fernando Oliveira, presentes na sessão, dois exemplos.
 
Os presidentes dos clubes, António Fernandes e José Paulo Rodrigues, sublinharam o cariz solidário do jogo. Falaram em “festa” e, ao mesmo tempo, manifestaram a vontade de vencer.
 
Fernando Oliveira, que jogou na CUF de 1964 a 1973, sendo treinador em 1974/75 e, ainda, dirigente do clube fabril, apesar de estar em Setúbal, disse ser “um indefetível da cidade do Barreiro”. O atual líder do clube sadino aventou a criação de um triangular, incluindo o Vitória de Setúbal.
 
José Augusto representou o FC Barreirense dos 14 aos 21 anos, rumando para as “águias” em 1959/60. “Estou as reviver, hoje, aqui, aquilo que foi um passado significativo da minha vida”, afirmou o bicampeão europeu, recordando “dérbis” de outros tempos, entre as suas muitas memórias.
 
O árbitro da partida, Bruno Paixão, desejou que ambos os clubes deem “uma imagem do que é o futebol, que é disputar o jogo pelo jogo, com muito respeito, com muito fair-play”. “O futebol profissional está a precisar de bons exemplos”, disse.
 
A Presidente da CERCIMB falou das várias valências da instituição e da “filosofia de inclusão” em que assenta o funcionamento. Elisabete Ferreira sublinhou o desejo de continuar a trabalhar em parceria e concluiu: “Porque a diferença todos nós a temos – uns mais, outros menos. Acima de tudo somos pessoas e depois temos a diferença”.
 
“O primeiro grande objetivo desta Taça, deste jogo, desta iniciativa, é, de facto, a solidariedade”, salientou Sousa Marques, Presidente da AFS. É “poder colocar o futebol, ao serviço de quem precisa, de quem necessita e de quem, para além do muito trabalho que faz, precisa destes incentivos, destes impulsos”, disse, concretizando: “O futebol tem que demonstrar à sociedade aquilo que é: que é uma modalidade, que é uma atividade que se predispõe a colaborar com aqueles que do futebol precisam”.
 
Com esta iniciativa quer-se “homenagear o futebol, o futebol do Barreiro, os futebolistas do Barreiro, os futebolistas do passado mas, também, os futebolistas do presente, os clubes, que continuam a fomentar o desporto com tanto sacrifício”, reconheceu o Presidente da CMB, recordando os muitos praticantes – crianças e jovens – no Concelho e homenageando quem se envolve na prática da atividade física, “particularmente àqueles que dinamizam a atividade desportiva, às vezes com tanta carolice e com tanto esforço e, às vezes até, com sacrifício das suas próprias atividades profissionais, da sua vida familiar e da sua própria família”.
Esta iniciativa, além de “festa do Desporto é, também, a festa da solidariedade, amizade, cooperação”, afirmou Carlos Humberto de Carvalho.
 
Troféu em exposição nos Paços do Concelho
 
A Taça em disputa vai ficar em exposição nos Paços do Concelho, ostentando placas com os vencedores de cada ano. Na sessão foram, simbolicamente, colocadas, pelas antigas glórias e pelos presidentes dos clubes envolvidos, as placas dos vencedores das duas primeiras edições. Aos vencedores do troféu será atribuída uma réplica.
 
Foi transversal aos discursos a ideia da evolução e crescimento do troféu, na sua 3ª edição, assim como a tradição do Barreiro na formação de jogadores: “fábrica”, “viveiro”, “alforge” foram expressões utilizadas.
 
A edição do ano passado, recorde-se, foi vencida pelo FC Barreirense, que bateu o GD Fabril por 2-1, empatando o número de troféus conquistados pelas equipas – 1-1, já que na edição inaugural da Taça havia sido o GD Fabril a vencer (2-0).
 
Este evento é organizado pela CMB, AFS, FC Barreirense e GD Fabril. Conta com o apoio das freguesias do Concelho e do Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro.
 
 
Fonte: CMB 2016-02-02
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :